A monografia é um dos informes educacionais mais requeridos no ensino superior. Muitas vezes é um método que não foi ensinado na escola e os universitários encaram um desafio aparentemente difícil. A monografia não é nada além um processo sistêmico de organização da informação. Siga os passos propostos abaixo e seu trabalho será algo divertido e muito proveitoso para toda sua vida.
- Eleja um tema sobre o qual gostaria de adquirir mais conhecimento, o tema deve ser algo ou alguém que realmente lhe inspire;
- Você deve enfatizar somente um aspecto do tema que quer desenvolver, para não ter algo muito grande, onde esqueça detalhes importantes;
- Quando tiver decidido o tema para análise de um aspecto específico, comece reunir materiais informativos (livros, artigos, documentos de investigação, etc)
- É importante que você organize suas fontes de informação fazendo uso do método do fichário. Esse método consiste em organizar pequenas fichas onde você especifica o autor do documento, a data de edição, o tema central que o relaciona com seu tema de investigação e, por último, a natureza do documento (artigo, documento, livro);
- Quando terminar de revisar suas fontes, e tenha organizado as informações obtidas nas mesmas, comece a fazer o esboço do trabalho;
- A primeira coisa que deve constar é a introdução, que é onde se faz um resumo sobre toda a informação que contém o documento, incluindo autores revisados, artigos e fontes;
- Divida seu trabalho em diferentes capítulos, dependendo do tema, use a ordem cronológica ou a ordem de importância dos mesmos;
- Quando tiver exposto todos os seus pontos pelos capítulos, elabore uma conclusão que deve resumir os aspectos analisados e evita estabelecer juízos de valor.
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